TERRAS DE PENAGOYÃ:

Apesar de nos tempos de hoje não ser uma realidade correspondente ao que era no passado, defendo a sua promoção e estudo. Porque a nossa história deve ser estudada, preservada e publicitada.
SE NÃO DEFENDERMOS O QUE É NOSSO, QUEM É QUE O DEFENDE?
"

Por Monteiro de Queiroz, 2018

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

O ENTRUDO E OS CARETOS

O ENTRUDO E OS CARETOS PRIMORDIAIS 

O intruido começa no dia de S. Sebastião (20 de Janeiro); outros, porém, afirmam que o intruido começa, na verdade, na noite que antecede S. Estêvão, isto é, no Natal (ou consoada), noite em que se acende o madeiro do galo ou lume novo que ardia interruptamente até ao dia de Reis; a cinza aí produzida é colhida pelas mulheres e peneirada, sendo depois guardada para botar nas hortas (sementeiras); em parte é usada pelos rapazes (encaretados) para botar às moças (mas não só) no S. Brás e nos 3 dias de intruido. Segundo consta, o rito de botar cinza: as ludras, os farelos, fariatos ou farinhatos, as carapelas, carrapelas ou carranhosas, seria uma tradição antiga de fertilidade e que muitas brigas causavam. 

A quarta-feira de cinzas terá origem na cessação dos antigos fogos sagrados pagãos. Refira-se que em Barroso ainda hoje é costume, sempre que se fazem grandes fogueiras (Natal, Magusto, S. João), enfarruscar a cara uns dos outros como se de uma luta ou contenda ritual se tratasse. Isto são farruscos ou encaretadas, na essência, caretos primordiais.

in "JOGO DO GALO - Ritual tétrico, guerreiro e solar, presidido por caretos", Agostinho Veras 

Consultar: 

[https://www.apeiron-edicoes.com/products/jogo-do-galo/?fbclid=IwAR1aVomPqv6dDe6mr31E2HJjYcXcvADa1kMj8n-ld8AT4WLABAeJCznojcU)

[https://www.facebook.com/share/p/5DNWPdMd4QY8iSB2/]

Eduardo Amarante no Facebook 
https://www.facebook.com/share/TfgsHexwPu1btWEL/
[r.2024.02.13 - por MdQ]